terça-feira, 24 de abril de 2012

O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA

Oque é uma estratégia ? O lugar das estratégias no ensino da leitura .
Como VALLS frisou (1990) , a estratégias tem em comum com todos os demais procedimentos sua utilidade para regular atividades das pessoas á medida que sua aplicação permite selecionar ,avaliar ,persistir ou abandonar determinadas ações para conseguir a meta que nos propomos . 




 Porque devemos ensinar estrategias ? O papel das estratégias na leitura .
   
Formar leitores autonomos também significa formar leitores capazes de aprender apartir dos textos .para isso quem lê deve ser capaz de interrogar -se sobre sua própria compreensão,estabelecer generalizações que permitam transferir oque foi aprendido para outros contextos diferentes ...
A contribuição de pozo (1990) ,que define as estratégias na elaboração do trabalho escrito - atividades realizadas para aprender apartir dele - como estrategias de elaboração e de organização do conhecimento, na parte superior da hierarquia das estratégias de aprendizagem parece bem sujestiva .

Que estrategias vamos ensinar ? como podemos ensina- las ? 

Devemos permitir que o aluno planeje a tarefa geral de leitura e sua própria localização ,motivação e disponibilidade diante dela ,facilitando a comprovação ,a revisão ,o controle do que se lê e a tomada de decisões adequadas para a compreensão do texto.

O ensino de estratégias de compreensão da leitora .

   Em um interressante e pouco conhecido trabalho ,COLLINS e SMITH ,(1980) firmam que é necessário ensinar uma série de estratégias que podem comtribuir para a compreensão leitora e propõem  um ensino em progressão ao longo de três etapas.

               1ª ,ou etapa do modelo , o professor serve modelo para os alunos mediante sua  própria leitura : lê em voz alta para que os alunos verbalizem e comentem e compreenda melhor o texto.

               2ª a etapa de participação do aluno - mma mesma se pretende que o professor formule perguntas aos alunos e dando liberdade para que eles perguntem e assim compreenda os textos .

               3ª leitura silenciosa - onde os alunos realizam sozinhos suas atividades sozinhos já que nas anteriores é com ajuda do professor .

Enfim  ,como o leitor deve ter percebido ,essa questão de ensinar a ler não é tarefa fácil ,tampouco a de aprender a ler ,pelo menos da forma em que neste livro se entende de leitura .





Nenhum comentário:

Postar um comentário