terça-feira, 24 de abril de 2012

PARA REFLETIR

''É  a capacidade da leitura , isto é , a capacidade de atribuir sentido ao que está escrito nos livros ,que favorece aquela leitura ,agora com sentido metafórico : a leitrura do mundo ''


                                                                                  Marisa Lajolo

                                                                           

O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA

Oque é uma estratégia ? O lugar das estratégias no ensino da leitura .
Como VALLS frisou (1990) , a estratégias tem em comum com todos os demais procedimentos sua utilidade para regular atividades das pessoas á medida que sua aplicação permite selecionar ,avaliar ,persistir ou abandonar determinadas ações para conseguir a meta que nos propomos . 




 Porque devemos ensinar estrategias ? O papel das estratégias na leitura .
   
Formar leitores autonomos também significa formar leitores capazes de aprender apartir dos textos .para isso quem lê deve ser capaz de interrogar -se sobre sua própria compreensão,estabelecer generalizações que permitam transferir oque foi aprendido para outros contextos diferentes ...
A contribuição de pozo (1990) ,que define as estratégias na elaboração do trabalho escrito - atividades realizadas para aprender apartir dele - como estrategias de elaboração e de organização do conhecimento, na parte superior da hierarquia das estratégias de aprendizagem parece bem sujestiva .

Que estrategias vamos ensinar ? como podemos ensina- las ? 

Devemos permitir que o aluno planeje a tarefa geral de leitura e sua própria localização ,motivação e disponibilidade diante dela ,facilitando a comprovação ,a revisão ,o controle do que se lê e a tomada de decisões adequadas para a compreensão do texto.

O ensino de estratégias de compreensão da leitora .

   Em um interressante e pouco conhecido trabalho ,COLLINS e SMITH ,(1980) firmam que é necessário ensinar uma série de estratégias que podem comtribuir para a compreensão leitora e propõem  um ensino em progressão ao longo de três etapas.

               1ª ,ou etapa do modelo , o professor serve modelo para os alunos mediante sua  própria leitura : lê em voz alta para que os alunos verbalizem e comentem e compreenda melhor o texto.

               2ª a etapa de participação do aluno - mma mesma se pretende que o professor formule perguntas aos alunos e dando liberdade para que eles perguntem e assim compreenda os textos .

               3ª leitura silenciosa - onde os alunos realizam sozinhos suas atividades sozinhos já que nas anteriores é com ajuda do professor .

Enfim  ,como o leitor deve ter percebido ,essa questão de ensinar a ler não é tarefa fácil ,tampouco a de aprender a ler ,pelo menos da forma em que neste livro se entende de leitura .





TCHAU

                                                                           Ligia Bonjuga




                                                                            
Foi uma escritora brasileira, ela nasceu em Pelotas no dia 26 de agosto de 1932 e cresceu numa fazenda. Aos oito anos de idade foi para o Rio de Janeiro onde em 1951 se tornou atriz numa companhia de teatro que viajava pelo interior do Brasil.Num contintnte que tornou-se conhecido por seu realismo mágico e contos fantásticos, a literatura infantil brasileira caracteriza-se por uma acentuada transgressão dos limites entre a fantasia e a realidade. Lygia Bojunga é uma escritora que perpetuou esta tradição e a tornou perfeita.

                                                                 Livro : Tchau

                                                          
Escrito pela autora Ligia Bonjuga, este livro fala sobre a separação conjugal emtre um casal que posui dois filhos: Rebeca e Donatelo.
Em seu primeiro capítulo O Buquê, a autora inicia com um suspense, o fato da mãe ter recebido um buquê de flores, este acontecimento despertou a  curiosidade de Rebeca. Quem teria mandado um buquê de flores para sua mãe?
No segundo capítulo, Na beira do mar, Rebeca  e sua mãe saem para fazer compras e resolvem voltar para casa andando pela beira do mar ,durante essa caminhada, sua mãe conta-lhe que vai saparer-se do seu pai, pois senti-se muito só e acabára se apaixonando por outro homem, um estrangeiro chamado Nikos.
Em seu terceiro capítulo, No sofá da sala, Rebeca encontra sua mãe chorando . A mãe tenta explicar a Rebeca porque estar indo embora, quando o seu pai vem do quarto e discute com a mãe.
No quarto capítulo, Na mesa do bar, Rebeca encontra seu pai bebendo numa mesa de bar e lhe promete que fará de tudo pra sua mãe não ir embora.
No quinto capítulo, A mala, Rebeca vê sua mãe arrumando a mala. O táxi chega e a mãe se dispede dos flhos. Rebeca insiste para a mãe não ir, mas, ela parti.
No sexto capítulo, O pai chega tarde e encontra um bilhete no travessiro, neste bilhete, Rebeca diz que não consegue fazer a mãe mudar de idéia, no entanto ela vai embora sem levar a mala. Isso , serve de consolo para a menina pois , a mesma acredita que a mãe voltará por não ter levado suas coisas.

Neste livro , a menina Rebeca é vista pelos pais como um ombro amigo. Um livro interessante que proporciona prazer ao ser lido.Instigante e fascinante.