domingo, 30 de setembro de 2012




Outro exemplo de biblioteca, o que percebemos nessa biblioteca, que os livros estão empilhados de forma não convidativa, porém se pode observar a diversidade de livros como esse em que as crianças acabam brincando com ele, no chão vemos um tapete com letras do alfabeto e também almofadas, percebemos também uma divisão porém não identificamos o que vem à ser. A prateleira está em uma altura acessível a faixa etária e 30 cm do chão longe de janelas o que evita o desgaste dos livros.


Oun *_* que coisas mais fofas... Um tipo de biblioteca ou espaço de interação das crianças com os livros. Podemos observar nessa figura que as paredes estão muitos coloridas, o que deve ser para chamar a atenção dos pequeninhos, podemos destacar também as prateleiras que dessa vez não estão com a capa dos livros viradas para frente o que dificulta para a escolha dos livros para as crianças, na imagem também tem poffs coloridos e removíveis e colchonetes para o livro acesso dos livros as crianças e também o conforto para elas lerem. Observamos também o violão e o espaço para contação de histórias com fantoches. 

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.liceu.com.br/noticias/fotos/fantoches


- Podemos observar através da imagem o uso de fantoches, contação de história e prateleiras do tamanho adequada para a faixa etária, com os livros virados para frente assim facilitando a escolha do aluno pelo mesmo a cor da parede branca, assim evitando poluição visual e tornando o ambiente mais aconchegante.



Para bibliotecários, professores, ou demais pessoas que possuam uma biblioteca, uma dica interessante é  um quadro negro ou um quadro de avisos, para que os leitores deixem seus recados ou suas impressões sobre as obras, dessa forma tornando a biblioteca um espaço de leitura compartilhada. 

Pois o despertar à leitura pelo livro não é só o livro em si, mais o comentário de alguém que leu a obra,assim desperta mais o interesse pela obra.



Curiosidade Sobre Sobre o Epaço Bibliotecário

             






 Vocês sabiam que até as cores das paredes das bibliotecas influenciam no ambiente propicio a leitura? 


- Pois é,de acordo com Rovilson da Silva, as paredes da biblioteca deve ser claras, onde sejam capazes de acalmar  e dar conforto aos leitores, fazendo assim da biblioteca um espaço singular capaz de promover lazer e conhecimento.


- Dicas para escolha: cores sóbrias como branco, amarelo e verde-água.

Conversando Sobre Biblioteca



O que é uma Biblioteca ? 
Algum leitor desse blog poderia me responder ? 



De acordo com o dicionário Aurélio: Biblioteca  é uma coleção de livros disposto em ordem para consulta; local onde se consulta livros.

De acordo com  o site  (http://agrupamentoportel.drealentejo.pt/aeeep/bibliotecaweb/oquee.htm) : É um local de descoberta e divertimento, no qual podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, pesquisar para os nossos trabalhos, ou simplesmente passar os nossos tempos livres, num ambiente acolhedor e descontraído.

De acordo com o a portuguesa Olga Pombo: Biblioteca é um espaço educativo, onde mostra para o aluno q diversidade de saberes e pontos de vista, além de múltiplos esforços em compreender o mundo. 

Podemos perceber que hoje em dia a função da biblioteca está mais relacionada a definição do nosso querido dicionário Aurélio, quando diz que a mesma é um espaço onde há uma coleção de livros onde serve para consulta, nossa realidade é quase a mesma, as bibliotecas tem mais a função de deposito de livros do que outra coisa.


Mais o que vocês não devem saber é que a biblioteca é um espaço riquíssimo, que tem  uma grande extensão de variedades de livros, autores tanto clássicos quanto contemporâneo não se trata apenas de um deposito de livros e sim de um ambiente pedagógico para informação, letramento e fruição. 




Como deve ser o espaço da biblioteca? 

- > Os espaços onde se encontram os livros devem ser organizados de formas convidativas, onde despertem o interesse para alguém busca-lo, não deve ser como a figura a cima, onde não se dá nem pra visualizar a capa, que é o instrumento onde se desperta a curiosidade do leitor. 

- > Os mobiliários devem ter altura adequadas para todas as faixas etárias e não devem tocar o chão e nem ficarem perto de janelas, pois assim, evitam a umidade e poeiras.

-> Ter um espaço lúdico onde as crianças fiquem mais à vontades, exemplo: ao invés de cadeiras, tapetes e almofadas, ter também cortinas e fantoches e o mais importante uma hora reservada para contação de histórias.

-> O espaço deve ser arejado e bem iluminado, as prateleiras . 




       Outro ponto de vista relevante que não se deve ser esquecido, é a presença de um mediador no ambiente bibliotecário, pois não é a biblioteca ou a escola somente que ira despertar o gosto por ler, descobrir, imaginar e sim "um professor" ou um bibliotecário, que levado por sua paixão a leitura, transmitirá uma emoção a mais no leitor.


Então com tudo que eu falei, vocês aprenderam que é importante vários aspectos para a biblioteca ser um espaço acolhedor para os educandos e educadores. Contudo, gostaria que vocês, leitores do nosso blog, comentassem suas experiências com bibliotecas, se concordam ou discordam de tudo que escrevemos aqui, o que é biblioteca para vocês?  

domingo, 23 de setembro de 2012

os livros  como mestres 

       Meek expressou uma ideia que os livros infantis ''ensinam a ler ''  e que isso é contestado no criterio de 
''ler se aprende lendo'' A leitura dos contos é aprendizagem que mais se beneficia dos metodos de ensinos .
Estudos recentes analisaram a substituição de livros feitos para aprendizagem por livros '' verdadeiros '' acharam que as crianças com dificuldades de leitura continuavam encontrando um grande apoio e defenderam sua permanência parcial nas aulas ,argumentando que o principio educativo não é que as crianças estejam imersas em um '' mar muito profundo '',mas em um mar '' suficientemente profundo'' para lhes permitir a nadar . 
      Para se entender a proposta da literatura infantil e juvenil é preciso atender a interação entre as obras e os leitores de uma sociedade e de um momento determinado .
Os livros destinados as crianças oferecem oportunidade de precisar '' como é a escada '' ou seja caracteristicas narrativas têm e quando aparecem majoritariamente na leitura dirigida á diferentes idades .Isto nos proporciona informações sobre a competência que sua leitura  ajuda - ra á desenvolver- lo .
      Uma maneira de tornar mais simples a leitura autonoma do texto é adotar uma pespectiva externa e 
dar - lhe a voz atraves da reprodução direta dos dialogos .Esta escolha ,pode inclusive ,combinar - se com uma voz que narra o presente ,como narração simultanêa dos acontecimentos da historia , de  modo que o  leitor se situe ante uma espécie de representação teatral dos fatos .





 .