quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Blog Contando Historias

Gente visite essa página é muito legal e tem vários tipos de histórias e além disso você pode enviar a sua. Se divirta acessando essa página

                                                        http://www.contandohistoria.com/menu.htm


Leia Para uma Criança

Gente  Receba GRÁTIS em sua casa a Coleção de Livros Infantis do Banco Itaú. ACESSE o link:http://www.itau.com.br/itaucrianca/, e preencha um  formulário pra receber a coleção.Vale muito a pena os livros, se inscreva e leia par uma criança. Compartilhe e incentive a leitura mundo a fora, porque ler é muito divertido e ajuda no desenvolvimento e aprendizado da criança =D.


Foto: Receba GRÁTIS em sua casa a Coleção de Livros Infantis do Banco Itaú. COMPARTILHE essa imagem e ACESSE http://yogh.me/0xfi


Ao ganhar leia para um primo, irmão, sobrinho  vizinho, amigo, alunos. Deixe um sorriso em cada rosto ao ouvir as histórias.

Gente nossa disciplina acabou, com um gostinho de quero mais, no ultimo dia, aconteceu o Sarau Briquelê, onde foi apresentado musicas e poemas infantis e os convidados leram poemas distribuídos  foram muitos risos e alegrias e as musicas contagiantes.


Convidada Amanda, que nos prestigiou com o canto de sua flauta.



Podemos perceber que a ideia de propor um Sarau de Poesias se torna uma brincadeira gratificante, onde os participantes se divertem contando poesias e brincando com elas, porque o encanto da poesia contagia pessoas de todas as idades, inclusive um convidado especial que no prestigiou com a leitura de um poema.



O Sarau Briquelê será uma pratica agora desenvolvida pelo menos 1 vez no ano, no bloco de Pedagogia da Universidade de Alagoas, pois contagiou a todos, inclusive a mim que estava encantada ao ouvir as leituras do poema e enchendo os olhos de lagrimas ao recordar os meus tempos de criança.



Nossa decoração super colorida e cheia de magia, fazendo do Saral uma verdade lembrança de infância.  Muito bom, agradecemos a todos a presença ao nosso Saral e é com um aperto no peito que deixamos a disciplina tão contagiante quanto está. Tudo valeu a pena, cada momento, cada detalhe e obrigada a vocês que visitam nosso blog sempre e a todos que comentaram em todos esses postes. 








Lirinha recita O Guarda Abilolado


Vale muito a pena assistir esse vídeo, Lirinha conta o poema com muito humor de uma forma contagiante =D , O músico Lirinha, que foi integrante da banda Cordel do Fogo Encantando. 








sábado, 13 de outubro de 2012

CORDEL

 



Literatura de cordel é um gênero literário popular e escrito freqüentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois em folhetos, o nome tem origem como os folhetos eram expostos para a venda, pendurados em cordas. ( cordéis ou barbantes ) em Portugal . No nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.







Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores cordelistas. Recitam esses versos de forma melodiosa e acompanhados de viola, como fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil.foi fundada em 1988 a academia brasileira de literatura de cordel, com sede no Rio de Janeiro.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MANISFESTO POR UM BRASIL LITERÁRIO





O vídeo retrata da importância da leitura literária, na qual o Poeta e Escritor Bartolomeu Campos de Queirós lê o Manifesto por um Brasil literário.  

Vale a pena assistir    ;-)  


Qual a diferença entre poema e poesia?

Poema: é uma obra da poesia mais que usa as palavras como matéria prima.
Poesia: é uma  atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. Com base nisso, a poesia pode não estar só no poema, mas também em paisagens e objetos. Trata-se, enfim, de uma definição mais ampla, que abarca outras formas de expressão, além da escrita.
  Tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero.

Poema:                                         O vestido de laura

                                                                          O vestido de Laura,
                                           é de três babados,
                                            todos bordados.
                                
 O primeiro, todinho,
  todinho de flores
  de muitas cores.
 
  No segundo, apenas
  borboletas voando,
  num fino bando.

  O terceiro, estrelas,
 estrelas de renda                
  -- talvez de lenda...
 
  O vestido de Laura
  vamos ver agora,
  sem mais demora!
 
  Que as estrelas passam,
  borboletas, flores
  perdem suas cores.
 
  Se não formos depressa,
  acabou-se o vestido
  todo bordado e florido!


   CECÍLIA MEIRELES